sábado, 21 de julho de 2012

Puglia!


Cheguei ao sul da Itália. Literalmente cruzei o país e agora estou no salto da bota, Puglia. Uma nova paisagem se descortinou à minha volta. Saí das montanhas da Toscana para uma grande planície no Salento, região da Puglia onde estou. Os campos de oliva são um espetáculo a parte, há árvores velhíssimas, com troncos todo retorcidos, cada uma faz um desenho próprio, como se dançassem, como se até o momento anterior estivessem se mexendo e só pararam porque agora são observadas. Se bobear elas falam. Por uma estrada estreita, cercada dos dois lados por oliveiras posso ver no horizonte muitos cataventos ampliando a visão como se andássemos em direção ao infinito. No som do carro a tarantella, a música oficial de Puglia. É um momento mágico.
Não sei explicar muito bem, mas é bem diferente do norte da Itália. Tem outro ar, outra história, outro sabor. As cidades são diferentes, muitas e pequeninhas, perdidas no meio dos olivais, de repente surgem como um mistério. Os tons mudaram, tudo mais claro, agora vão do branco ao amarelado, cor da pedra mais usada para construção por aqui.
Os alimentos são mais ou menos os mesmos, mas têm uma certa rusticidade que me agrada. Melancia menorzinha, tomates mais desiguais, muito doces e perfumados.Vinho e azeite de oliva! Vinho e azeite de oliva, vinho e azeite, com abundância.
A praia é belíssima, mas não impressiona uma brasileira...gente demais.
As festas populares sim, impressionam. Se chamam Sagra. Geralmente são relacionadas à algum tema gastronômico ;) Sagra da Cozinha Mediterrânea, da Pizza, do Polvo, do Grano Duro...tem para todos os gostos. São bem populares, baratas, poderiam ser mais rústicas, mas eu gosto, sempre tem uma barraquinha de produtores com algum alimento típico, eu me encanto fácil...
Por último a música. Perfeita. Ainda não posso diferenciar a tarantella da pizzica, mas as duas são ótimas.  É a música oficial das sagres. É alegre, o corpo rapidamente entra no ritmo, é gostosa de ouvir. Me lembra um pouco a música do nordeste do Brasil. As pessoas aqui dançam com gosto, prazer, bonito de ver. E de dançar, claro.
Não falo mais, deixo aqui imagens para ser construída uma Puglia no coração de quem lê, como está construída no meu.
Se quiser entrar mais no clima, música salentina: pizzica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário