sexta-feira, 6 de julho de 2012

Religare

Outros alimentos importantes neste momento da viagem:

- os amigos! estou super feliz de estar entre (novos) amigos, aqui em Pádua. A hospitalidade, alegria e carinho com que estou sendo recebida, me alimenta imensamente!

- as belezas religiosas de Pádua estão me emocionando. Aqui, por ser menor e menos visitado que Veneza é mais tranquilo (o silêncio externo ajuda no interno) para estar nas igrejas e museus.

Aí algumas delas:

Capela do Scrovegni: não tem como descrever. Uma capela toda coberta de afrescos de Giotto, contando a história de Maria e de Cristo. Fiquei entre arrepiada e com um nó na garganta...

Basílica de Santo Antonio: que era português e veio à Itália para conhecer São Francisco. Chegou tarde, mas seu espírito já estava imbuído da missão de servir e assim o fez toda vida. Morreu em Pádua. A basílica é belíssima, a missa também ;)

Igreja dos Eremitas: afrescos lindos de Mantegna, está sendo recuperada pois durante a 2a. guerra foi bombardeada e grande parte do acervo se perdeu...

Batistério do Domo: nas paredes laterais cenas do apocalipse de João Evangelista, no topo uma representação do paraíso em forma de mandala, emocionante!

No Palácio Episcopal há uma coleção de trabalhos artísticos religiosos maravilhosa. O quadro abaixo é de lá. Infelizmente percebi ao copiar a figura da internet, que não tem a metade da força e beleza de vista ao vivo... se chama Trinitá (dá pra ver a pomba no ombro de Deus?) e é de Nicoletto Semitecolo, 1367. Para mim foi das imagens mais lindas que eu vi...


Neste mesmo lugar (o Palácio dos Bispos) vi uns postais de ilustrações de uma série de exposições feitas com temas da natureza e religiosos super delicados e engraçadinhos. Queria ter todos, como quadro! Vai o site para quem quiser ver: icoloridelsacro.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário