terça-feira, 28 de agosto de 2012

Siena - LaZona


O espaço é pequenininho. Mas o acervo é grande. É um sopro no universo de livros comerciais que se encontra nas livrarias normais. Livros de qualidade de escritores italianos, aqueles difíceis de encontrar ou conhecer, uma bem curada coleção de quadrinhos, preços acessíveis, comércio justo, tudo isso se encontra ali, depois de atravessar aquela portinha inocente.

Mas não pára por aí. Aliás não pára mais: Valentina, a proprietária, faz e acontece. Se você for na próxima semana a Siena vai encontrar uma exposição de desenhos dos principais ilustradores italianos. Uma preciosidade.

No subterrâneo da loja, um espaço que nas antigas era dedicado à produção e conservação do vinho, acontecem mostras esporádicas de filmes "fora do circuito". O último, um documentário feito por uma agora senhora de mais de 80 anos, que foi a primeira mulher na Itália a filmar a situação do trabalho feminino no país. Coisa de primeira. Com direito a bate papo com a diretora e tudo.

O ar do lugar é tão especial (e sugestível ao questionamento) que hoje vai ter aqui uma reunião de pessoas da cidade preocupadas com o fechamento súbito de um dos museu de Siena. É quase uma insurreição dos tempos modernos. Belo.

Dá pra ver que é um espaço para quem não se contenta com pouco. Política, meio ambiente, cultura, ações sociais. Quando dá pra juntar tudo num só projeto fica mais bonito ainda.

Valentina vibra ao mostrar os tijolos abaixo.


Vieram de lugares da Emília Romana que foram destruídos pelos terremotos do começo deste ano. Nos conta empolgada que faz parte de um projeto artístico social: serão pintados por artistas e depois vendidos para arrecadar fundos de apoio aos atingidos.

Belíssimo.

4 comentários:

  1. "Espaço para quem não se contenta com pouco. Política, meio ambiente, cultura, ações sociais. Quando dá pra juntar tudo num só projeto fica mais bonito ainda." Aí, Teresa. O mix posto nessa frase inspira e impulsiona pra frente. Anime-se. Taí um bom programa de futuro e ainda melhor, regado a bom vinho e amparado por boa cozinha.

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo! Como você conseguiu descobrir este lugar ?

    ResponderExcluir
  3. Olá Teresa,

    Acredito que esse seu post deva suscitar um pensamento-comum, pois ao ler pensei a mesma coisa que a Cida no primeiro comentário:"Imagina um lugar assim regado a bom vinho e com boa comida". Então quando terminei de ler e cheguei aos comentários vi que a Cida também teve esse pensamento...
    Paz e muita Luz, sempre...
    Lilian

    ResponderExcluir
  4. pessoal, o site do circuito das livrarias independentes na italia que a lazona faz parte: ndanet.it

    como descobri? amigos. que tem amigos tem tudo!

    ResponderExcluir