domingo, 2 de setembro de 2012

Círculos

Alice viveu mais de 3 anos em BH, trabalhava numa ONG que auxilia no processo de adoção de crianças brasileiras. Um dia resolveu ir para os Estados Unidos, buscava coisas novas, aprender melhor o inglês, foi. Voltava da ioga em NY quando o tapetinho enroscou na roda da bicicleta e o tombo foi feio. Precisava operar, impossível com a falta de política pública em saúde dos EUA, teve que voltar para a Itália (quem diria, a ioga...). Agora vive na sua cidade natal, na Emília Romana. Trouxe um parmeggiano (DOC) e um espumante tinto produzido numa pequena vinícola que tinha pertencido à sua avó. Aqueles olhos redondos e seu sorriso luminoso me pareciam conhecidos de alguma outra parte. Talvez seja só das pessoas alegres do mundo.

Aurora vive em Roma, chegou cheia de jogos desconhecidos, alternativos, que divertem e ampliam a imaginação. Garantiu a alegria da noite chuvosa. Trabalha com arteterapia, dá aula de ioga para crianças. É uma feminista nata, faz projetos sociais e tem uma outra faceta mais mística. De cromoterapia a meditação. Esteve no Brasil por 3 meses, sempre tentando mudar o mundo e conhecê-lo... é brava. Quando escuta alguém falando português, caminha atrás, sorrateiramente, sorrindo com a melodia brasileira e matando a saudade.


(Aurora estava encontrando outros amigos nessa hora, Name provavelmente está fotografando)

Lisa é artista. Tem alma de artista, leve, carinhosa, risonha. Já foi duas vezes no Brasil, adora BH, mas acha que chove demais no verão. Na casa que morou o mofo subia pelas paredes instântaneamente à chuva, pânico. Nascida e criada em Firenze, gosta do respiro de viajar e voltar. Está sempre com os braços abertos para receber os amigos e também os amigos de amigos... Conhece todas as sorveterias boas de Firenze.

A outra Aurora é como um anjo. Caminha por todos os universos, une pessoas. Se alimenta disso, dos amigos. Dos velhos àqueles de dois dias. É silenciosa, sorridente, tranquila. Mora no Brasil onde faz mil coisas, de teatro à distribuição de verduras orgânicas (adivinha com quem...). Mas precisa vir à Itália pelo menos uma vez ao ano, para se alimentar. Da família, dos amigos, do vinho orgânico que seu pai faz, das paisagens da Toscana. Não posso dizer muito, sou suspeita, é uma irmã que descobri tarde. 

Name é japonesa. Mora em NY, onde conheceu Alice. Agora faz uma viagem pela Itália. É curiosa, registra tudo com sua super máquina fotográfica. Se encanta principalmente com as comidas, cada pasta é fotografada passo a passo, é possível que tenha um blog...

Teresa é brasileira, está pela primeira vez na Itália. Aprendeu a sorrir mais, gesticular mais, abrir seu coração para uma amizade em menos de um dia. Espera em silêncio cada pessoa que encontra falar algo sobre alimentação, e funciona. Quando não funciona dá uma cutucada... Sempre pensou que falar de comida era glutão, aqui descobriu que é muito mais cultura e prazer do que pudesse imaginar. Espera todos os novos amigos no Brasil, na fazenda.

Círculos que se tocaram, mudaram um pouquinho, e depois de um final de semana foram embora sorrindo feliz.

2 comentários:

  1. Olá Teresa,

    E esse círculo projetou pontos e um deles voltou exatamente pro Brasil vindo parar nas Minas Gerais(São João del rei)a poucos quilômetros de seu centro(Entre Rios de Minas).
    Não sou eu quem faço amizades, é meu espírito que busca outros com muitas afinidades ou que já viveu com ele alguma estória...
    Por isso AMIGA o que sei é que tenho aprendido muito sobre o que faz parte de mim com vc e seu blog: comidas, temperos, lugares, vinhos, queijos, e essa bela Itália, de um jeito simples e encantador!
    Então minha gratidão,sempre!
    Lilian

    ResponderExcluir
  2. eu que sou grata Lilian. é isso que faz o mundo mais lindo não? encontrar pessoas!!!

    ResponderExcluir